Ian Holm, o ator versátil que interpretou tudo, de androides a hobbits, morreu em Londres aos 88 anos, confirmou seu agente ao site The Guardian.
“É com muita tristeza que o ator Sir Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos”, informaram. “Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e cuidador”, acrescentando que sua doença estava relacionada a Parkinson. “Charmoso, gentil e ferozmente talentoso, sentiremos muito a sua falta.”
Os últimos dias de Holm foram documentados em uma série de retratos em tons pastel por sua esposa, Sophie de Stempel.
Holm, que ganhou um Bafta e foi indicado ao Oscar por seu papel como um técnico independente de atletismo Sam Mussabini no filme de 1981, Carruagens de Fogo, parecia destinado a uma carreira em papéis coadjuvantes na tela – especialmente depois de deixar o teatro em 1976, depois de um grave caso de medo do palco – mas ele encontrou uma nova geração de admiradores depois de ser escolhido como Bilbo Bolseiro na trilogia O Senhor dos Anéis.
No início deste mês, ele expressou sua tristeza por não poder participar de uma reunião virtual do elenco dos filmes, dizendo: “Lamento não vê-los pessoalmente, sinto falta de todos vocês e espero que suas aventuras os tenham levado a muitos lugares. Estou trancado em minha toca de hobbit.”

Holm, à direita, com Yaphet Kotto e Sigourney Weaver em Alien.
Holm nasceu em 1931 em Essex, onde seu pai era superintendente do hospital psiquiátrico da West Ham Corporation; mais tarde, ele descreveu sua infância como “uma existência bastante idílica”. Apaixonado por atuar desde muito cedo, ele foi de Rada, em Londres, ao teatro Shakespeare Memorial, em Stratford, passando a fazer parte da Royal Shakespeare Company, fundada em 1960.
Em seus anos de interpretação Holm viveu papéis de sucesso no cinema como Ash, o androide de Alien dirigido por Ridley Scott, Mussabini, o treinador de corridas ostracizado do velocista Harold Abrahams em Carruagens de Fogo, Napoleão no Time Bandits, de Terry Gilliam; outros destaques incluem Lewis Carroll na fantasia de Alice, escrita por Dennis Potter, Dreamchild, Dr. Willis em A Loucura do Rei George e Padre Cornelius no épico de ficção científica de Luc Besson, O Quinto Elemento. No entanto, ele encontrou um papel de liderança na adaptação de Atom Egoyan de The Sweet Hereafter, de Russell Banks, lançado em 1997, interpretando o advogado de fala mansa que convence os pais enlutados a iniciar uma ação coletiva depois que várias crianças são mortas em um acidente de ônibus.

Holm como Bilbo Bolseiro na trilogia O Senhor dos Anéis.
Holm retornou a Shakespeare em 1997, em King Lear, dirigido por Richard Eyre, no Teatro Nacional de Londres, e foi condecorado um ano depois por “serviços ao teatro”. Depois de interpretar Frodo Bolseiro em uma adaptação de rádio de O Senhor dos Anéis, em 1981, Holm foi escalado como Bilbo na gigantesca adaptação de três partes de Peter Jackson, com as filmagens em A Sociedade do Anel no início de 1999. Bilbo não aparece em As Duas Torres, mas Holm retorna para a parte final, O Retorno do Rei, bem como na primeira e terceira partes da trilogia O Hobbit, lançadas em 2012 e 2014, respectivamente.
Ian Holm morreu em complicações devidas ao Mal de Parkinson e deixa sua quarta esposa, De Stempel, e cinco filhos de relacionamentos anteriores.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook | Instagram | Twitter